5 coisas que você precisa saber sobre o NIAG




1) Quais são as questões de saúde mental atendidas pelo NIAG?

Nos últimos anos, a saúde mental de jovens e crianças vem sendo desafiada pelas mais diversas exigências e pressões inerentes a qualquer sociedade. Foi pensando em acolher e proporcionar bem-estar no tratamento desses desafios que a Clínica da Gávea criou o NIAG (Núcleo da Infância e da Adolescência da Gávea).

Possuindo uma equipe interdisciplinar de excelência, com médico psiquiatra especializado em crianças e adolescentes, terapeuta ocupacional, psicólogos, educador físico e uma equipe técnica e de enfermagem dedicada, o NIAG é um serviço especializado e customizado para tratar as mais diversas questões envolvendo a saúde mental de crianças e adolescentes, como TOC; Transtorno depressivo; Transtornos ansiosos; Transtornos alimentares; Transtornos de estresse pós-traumático; Esquizofrenia; Deficiência intelectual; Transtorno bipolar, dentre outros.

2) Como a família do paciente é acolhida no NIAG?

Entendemos o quanto a internação pode ser um momento desafiador para a família e todos os envolvidos. Sabendo disso, a Clínica da Gávea possui o SAF – Serviço de Atendimento ao Familiar, que dá todo o suporte e acolhimento necessários durante o período de internação.

Esse suporte é realizado através de uma pessoa indicada pelo próprio SAF. Dentro das primeiras 24 horas após a internação a família recebe a ligação de um membro do SAF, que se apresenta e se coloca à disposição para quaisquer dúvidas e solicitações. Além disso, elaboramos o Kit Internação NIAG, um material vasto e detalhado que pode ser consultado sempre que necessário.

3) É possível ter acompanhamento de médico externo?

A Clínica da Gávea possui uma equipe profissional composta por médicos especializados e altamente qualificados. No entanto, entendemos que é direito do paciente e da família, caso assim desejem, o acompanhamento de um médico externo durante o período de internação.

Nesse caso, os dados de nome, telefone e CRM devem ser informados no momento da internação ou ao SAF para que seja inserido no cadastro do paciente e liberado para visitas médicas. É importante ressaltar que, neste caso, o paciente permanecerá acompanhado pelo médico assistente especialista do NIAG, mas o plano terapêutico será feito em conjunto com esse médico externo, que será o responsável pelas principais decisões do tratamento.

4) Há atividades para crianças e adolescentes na clínica?

Visando melhorar a experiência e o bem-estar das crianças e adolescentes em seu período na clínica, o NIAG oferece uma variedade de atividades, como arte e musicoterapia, educação física ao ar livre, yoga, filmes e jogos, além dos grupos de psicologia e de terapia ocupacional.

Através do olhar cuidadoso da equipe, cada paciente tem sua grade ajustada para participar das atividades mais importantes para o seu tratamento.

5) O principal diferencial da Clínica da Gávea [bosque e natureza]


Além da reconhecida excelência de seus serviços prestados, a Clínica da Gávea possui como diferenciais a sua localização e estrutura privilegiadas. Contando em suas dependências com o bosque, uma área aberta e cercada de verde, a clínica proporciona aos seus pacientes o necessário e tranquilizador contato com a natureza.

É no bosque que os pacientes do NIAG eventualmente vão para realizar atividades fora do casarão, onde ficam os leitos. É importante ressaltar, no entanto, que o acesso ao bosque não é livre, sendo restrito apenas aos horários em que as crianças e os jovens tenham alguma atividade marcada lá.