5 dicas de saladas com componentes essenciais para ajudar a sua saúde mental

Como nossa equipe de nutrição está sempre preocupada com a saúde e o bem estar dos nossos hóspedes, elaboramos, para o Janeiro Branco, cinco receitas de saladas com alimentos ricos em triptofano, ômega 3, zinco, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B, ácido fólico e selênio, pois são componentes essenciais para a saúde mental.




A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a nossa saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial.


O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, o Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%) estudos e pesquisas atuais demostra que os brasileiros estão enfrentando uma epidemia de saúde mental, devido aos efeitos colaterais da pandemia do novo coronavírus.


Depressão é uma doença séria e deve ser diagnosticado o quanto antes. É essencial buscar ajuda profissional quando apresentar sintomas físicos que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimento de não pertencimento, dificuldades para se relacionar, perda de apetite ou alimentação compulsiva e desinteresse pelas atividades cotidianas. Uma alimentação adequada ajuda a produzir mais serotonina, um neurotransmissor presente no cérebro conhecido como “um dos hormônios da felicidade”, ele aumenta o bom humor e ajuda no combate à depressão.


Abaixo, separamos cinco tipos de salada que podem ajudar a manter ou melhorar a sua saúde mental:



1- GUACAMOLE



Essa salada típica do México é composta por abacate, cebola tomates, coentro, suco de limão, azeite e sal à gosto e pimenta fresca (biquinho para não arder).


O abacate e o limão são ricos em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina (“hormônio da felicidade”). O abacate também contribui para diminuição da ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo, pois é rico em vitaminas E, B6, B12 e ácido fólico.



2- SALADA WALDORF



É uma salada clássica do verão, bem refrescante e composta de maçã-verde, aipo, nozes, limões, salsa, e molho à base de iogurte.


A maçã é rica em ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos.


O iogurte é fonte de cálcio e contribui para diminuição da irritabilidade e as nozes ricas em vitaminas (C e E, especialmente) e minerais (magnésio, zico e potássio) colaboram para a melhora dos sintomas da depressão.



3- SALADA DE BETERRADA COM LARANJA




Essa linda salada é composta de beterraba, laranja-baía e gergelim torrado. A beterraba é fonte de vitaminas e minerais importantes para o fortalecimento do sistema imunológico.




A laranja é rica em vitamina C, nutriente que tem forte ação antioxidante, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga, promovendo o bom funcionamento do sistema nervoso. O gergelim torrado tem propriedade antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares.



4- SALADA DE BATATA BAROA COM SALMÃO





Essa salada com todas essas cores é composta de cubos de batata baroa e salmão, aromatizada com cebolinha e azeite. O salmão é fonte de triptofano, Ômega 3 e zinco que aumenta a produção de serotonina, responsável pelo bom humor, sensação de prazer e bem estar, melhorando a qualidade do sono.


Além disso, o ômega 3 ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade. A batata baroa por ser uma ótima fonte de carboidratos saudáveis, garante energia ao organismo.



5- SALADA DE GRÃO DE BICO COM LEGUMES




A salada originaria da culinária mediterrânea e norte africano é composta por grão de bico, pimentões, tomates cebolas e ervas aromáticas.



O Grão de bico contém magnésio, que é um nutriente que proporciona relaxamento reduzindo a ansiedade e o estresse.


Os pimentões amarelos também contribui para saúde mental por ajudar a melhorar a memória e a concentração, pois é rica em betacaroteno.



Dica da nutri para manter uma saúde mental adequada:


Ter uma vida saudável aliada a uma boa alimentação, evitando o consumo de açúcares e farinhas em excesso e sem fazer uso de nicotina, drogas e álcool, pois essas substâncias são depressoras do sistema nervoso central e ajudam a piorar o estado de depressão. Assim estaremos cuidando da nossa saúde mental e física. É importante enfatizar que o tratamento medicamentoso e terapêutico não deve ser descartado.




Equipe de Nutrição - Clínica da Gávea.

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