Psiquiatria e Psicologia: qual a diferença entre elas?


De modo geral, há sempre muitas dúvidas dos usuários e público em geral sobre o que faz a Psiquiatria e a Psicologia. Quais as atribuições, quais os limites e quais as interseções entre as duas? Descubra agora.





A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina e, como tal, está ocupada de categorizar os transtornos mentais em diagnósticos, com critérios de sintomas, evolução, tempo de doença, causas biológicas, motivos psicossociais e exames complementares que subsidiem o diagnóstico do transtorno.


Ao mesmo tempo, a aplicação de medicamentos eficazes para o tratamento dos transtornos, as medidas de cuidados gerais e específicos para lidar com as consequências destes em planos terapêuticos que levem em conta todas as dimensões do indivíduo acometido pela doença e sua família também estão sob a área de interesse de uma boa prática médica em Psiquiatria.


A Psicologia é uma profissão que cuida de muitos dos mesmos aspectos, se ocupa da avaliação de funções cognitivas, emocionais, enfim, dos processos mentais e suas interações com o espaço psicossocial. A compreensão do comportamento humano, e do comportamento humano, o desenvolvimento de técnicas psicológicas de tratamento, sem excluir o uso de medicamentos por parte do médico, é também uma das tarefas da Psicologia.


Assim, Psiquiatria e Psicologia compartilham o mesmo interesse no desenvolvimento da compreensão dos mecanismos do comportamento, da cognição e das emoções e se complementam nos diagnósticos e tratamentos das desordens mentais.


Na Clínica da Gávea, o trabalho conjunto de Psiquiatras e Psicólogos é essencial para o sucesso do tratamento e para a condução das questões biológicas, psicológicas e sociais envolvidas. Cada ângulo do problema é definido por profissionais de uma das especialidades de acordo com sua área de expertise e, a partir daí um plano terapêutico consensual é desenvolvido.


O trabalho entre as duas profissões é sempre complementar, e não se superpõe, o que gera uma completude na abordagem e evita o retrabalho.


Portanto, na Gávea, como deve ser em todos os lugares, Psiquiatria e Psicologia convivem harmonicamente e no melhor interesse de quem tanto precisa das duas profissões.


Por Jerson Laks.

FALE CONOSCO AGORA
ATRAVÉS DO FORMULÁRIO

Estr. da Gávea, nº 151 Rio de Janeiro – RJ CEP: 22451-262

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon

(21) 2274-7022 | (21) 3795-6533 (21) 3795-6846 | (21) 99329-1070

© 2019 por Clínica da Gávea. Criação: 3/4 Content House

ENDEREÇO:
TELEFONES: