top of page

As tendências de bem-estar em saúde mental para 2023

A preocupação com o bem-estar em saúde mental tem ganhado cada dia maior prioridade na vida dos brasileiros. Isso é o que aponta o relatório “Panorama do bem-estar corporativo 2022”, realizado pelo Gympass, e que aponta que 83% das pessoas têm considerado o bem-estar como algo tão importante quanto o salário, e 77% afirmam que pensariam em deixar uma empresa que prejudica a sua saúde mental.



Isso nos mostra que a conscientização pela busca por uma vida mais saudável do ponto de vista físico, emocional e mental tem alcançado cada vez mais pessoas. Mas quais são as tendências de bem-estar em saúde mental para o ano de 2023?

De acordo com a pesquisa realizada pelo Gympass as tendências seriam 1) tecnologias focadas no bem-estar, 2) yoga, 3) técnicas de respiração, 4) atividade física em grupo, 5) refeições à base de plantas e 6) trabalho voluntário.

Tecnologias focadas no bem-estar são aquelas capazes de rastrear nossas atividades físicas, sono, queima de calorias, níveis de estresse e muitos outros parâmetros e indicadores da nossa saúde. Esses dispositivos tecnológicos são ferramentas cada vez mais precisas, e que podem nos auxiliar a manter o controle da hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade, assim como incentivar hábitos mais saudáveis.

A prática do yoga não é nenhuma novidade, e tem crescido em nossa sociedade. Em suas mais diversas formas, auxilia a manter um corpo saudável e acalmar a mente, sendo recomendada pela sua capacidade de contribuir para a sensação de bem-estar.

A prática de técnicas de respiração, e que muitas vezes tem relação com ensinamentos orientais, também auxilia na diminuição da ansiedade, promove mais calma e foco no presente, contribuindo de maneira positiva para um dia-a-dia mais tranquilo e calmo.

A atividade física já é velha conhecida de quem busca uma vida mais saudável, mas como tendência para 2023, o Gympass listou a atividade física em grupo, prática que além dos benefícios oferecidos pelo exercício, contribui para a socialização e a criação de laços, dois importantes aspectos para uma vida saudável.

A alimentação também é um dos pilares do aumento de bem-estar físico, mental e emocional, e se alimentar à base de plantas com frequência contribui para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até mesmo alguns tipos de cânceres.

O último aspecto listado pelo Gympass é o trabalho voluntário. Quando temos a oportunidade de auxiliar o próximo e nos tornarmos agentes de mudança na vida de alguém, podemos ver muitas coisas sob outra perspectiva, contribuindo para a construção de laços e o nosso senso de pertencimento.

E você, já pensou em fazer mudanças nesse novo ano e adotar algumas dessas tendências de bem-estar?

Clínica da Gávea – Priorizar a saúde mental é celebrar a vida.



1 comentário


Celia Lodi
Celia Lodi
08 de fev. de 2023

Recentemente fui a um SPA chamado Rituaali. Foi uma experiência maravilhosa, onde os pilares: exercícios fisicos, alimentação vegetariana, acompanhamento psicológico e espiritualidade eram o foco. Hoje se fala em medicina do estilo de vida que visa trazer todos esses aspectos a vida do indivíduo. A clinica da Gavea está promovendo essa filosofia no tratamento de seus pacientes?

Curtir
bottom of page