top of page

Hospital Dia: qual é a sua função na Clínica da Gávea?


As atividades do Hospital Dia para dependentes químicos envolvem os 12 passos, psicoterapia, terapia ocupacional, yoga e meditação e consultas médicas de enfermagem quando necessárias. Por conta da pandemia, a unidade está temporariamente suspensa.



Pessoas que têm dependência química apresentam episódios de intoxicação aguda, uso continuado incoercível da droga de escolha, frequentemente mais de uma, e transtornos de comportamento e conduta.


Na fase aguda, muitas vezes é necessário internar para lidar com o estado de intoxicação e também com a síndrome de abstinência que se instala quando da suspensão abrupta do uso da droga.


O uso de medicamentos específicos para lidar com a abstinência e eventuais outros quadros psiquiátricos comórbidos, com estrita observação médica e de enfermagem, tem um prazo médio de 15-30 dias para a sua resolução.


Sob critérios médicos senso strictu, os usuários já podem ter alta médica do hospital, uma vez que, fisicamente, estaria recuperado do ponto de vista clínico. Entretanto, a dependência química é lago bem mais complexo do que simplesmente estados de intoxicação.


Livrar-se da ou controlar a compulsão é tarefa e projeto a longo prazo e, para isto, a utilização de equipamentos como o Hospital Dia é fundamental para o planejamento terapêutico.


Hospitais Dia ocupam os pacientes em recuperação com atividades terapêuticas e reuniões com equipe de saúde ao longo de todo o dia, ao mesmo tempo em que o paciente pode e deve ir para o seu meio ambiente depois do expediente.


Assim, não apenas o Hospital Dia é uma transição entre a internação e a vida normal, mas também é um local no qual o tratamento que dura muitos meses pode ser feito em segurança e com um grupo de pacientes que também podem se apoiar mutuamente para alcançar seus objetivos.


As atividades do Hospital Dia para dependentes químicos envolvem os 12 passos, psicoterapia, terapia ocupacional, yoga e meditação e consultas médicas de enfermagem quando necessárias.


A Clínica da Gávea dispõe de um hospital dia capacitado para este fim. No presente momento, as suas atividades estão temporariamente suspensas, devido à pandemia pelo novo coronavírus.



Dr. Jerson Laks

Diretor Médico da Clínica da Gávea.

bottom of page