top of page

Janeiro Branco e a importância da conscientização da Saúde Mental

Mais da metade da população brasileira vê o bem-estar mental como a principal preocupação de saúde, desbancando até mesmo a preocupação com o câncer, que até então ocupava a primeira posição. Essa foi uma das conclusões do estudo “Global Health Service Monitor 2023”. 


Como disse o gênio Einstein: uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne. Nesse sentido, no ano que se inicia - e em celebração à campanha do Janeiro Branco, que nos convida à reflexão sobre a saúde mental - podemos colocar em prática alguns hábitos que comprovadamente promovem o bem-estar psíquico e previnem o surgimento de um transtorno mental grave. 


Nesse sentido, o hábito campeão é praticar atividade física regularmente. Em segundo no ranking, temos a alimentação saudável, com pouco ou nada de açúcar e gordura. Em seguida, outro hábito importante a se cultivar é manter um sono de qualidade. E aqui vale a pena verificar se estamos roncando. Se sim, não hesite em procurar um médico otorrinolaringologista. Pessoas que roncam podem ter uma baixa oxigenação cerebral, acarretando uma série de problemas de saúde.


Seguindo a nossa lista preciosa, temos também o hábito da meditação, que reconhecidamente traz excelentes benefícios para a saúde mental, e sua prática não necessariamente precisa estar atrelada a crenças religiosas. Hoje, temos muitos estudos a respeito do “mindfulness”, técnica da teoria psicológica da terapia cognitiva comportamental que se inspirou na meditação budista. Os benefícios para controle da ansiedade são imensos. 


Não podemos deixar de falar dos nossos relacionamentos interpessoais, que são pedra de torque na saúde mental. Ninguém pode ter uma boa saúde psíquica convivendo com indivíduos que nos apequenam, só apontam falhas, nos desestimulam e desrespeitam. Relacionamentos saudáveis são fundamentais para uma vida saudável. 


Por fim, temos a psicoterapia. Não precisamos adoecer de algum transtorno mental para buscarmos o profissional da psicologia. A psicoterapia não é um custo, mas um investimento. Quanto mais nos conhecemos, mais podemos agir sobre nós mesmos para melhorarmos como ser humano, prevenir transtornos mentais e aprendermos a respeitar nossos limites e impormos limites às pessoas com as quais convivemos.  


E, caso os sintomas psíquicos estejam prejudicando significativamente sua vida, atrapalhando no sono, no trabalho, na vida interpessoal ou haja pensamentos negativos graves, é importante procurar o quanto antes um médico psiquiatra. 

 

Ricardo Patitucci - Psiquiatra e Diretor Médico da Clínica da Gávea.

CRM 52100284-8 | RQE 36220

bottom of page