Núcleo de Segurança ao Paciente: o que é e para o que serve?

A Clínica da Gávea está em constante processo de aperfeiçoamento. Seguindo os protocolos de contínua atualização e melhoria de serviços estabelecidos pela Nova Gávea, desde março de 2022 a clínica conta com um Núcleo de Segurança ao Paciente.





Esse núcleo é formado por uma comissão especializada e cuida de toda a jornada do paciente dentro da clínica com um olhar especialmente atento à sua segurança. O núcleo é estruturado em dois eixos.


O primeiro eixo é preventivo, sendo responsável por promover a segurança total do paciente dentro da clínica. Isso é feito de duas maneiras: por um lado, buscando sempre antever circunstâncias potencialmente desafiadoras; por outro, fortalecendo atitudes proativas de diminuição dos riscos potenciais para eventos desagradáveis ou que devam ser evitados – desde risco de queda até risco de uso de medicação desnecessária ou em excesso. Essa atitude proativa da comissão envolve também toda uma capacitação das equipes, desde a recepção até os médicos responsáveis por atender os pacientes.


O segundo eixo é encarregado pela análise cuidadosa caso um evento indesejado venha a ocorrer. Numa circunstância como essa, imediatamente, além de possíveis atendimentos necessários, se inicia uma avaliação completa do ocorrido. Essa avaliação é feita para estabelecer eventuais responsáveis pelo acontecimento ou possíveis falhas na prevenção, assim como quais foram as medidas tomadas para remediar o evento.


O Núcleo de Segurança ao Paciente da Clínica da Gávea se inscreve no conjunto de ações que a Nova Gávea está realizando para promover o constante aperfeiçoamento de seus serviços. Dentre essas ações, encontram-se também o Escritório de Qualidade, os Serviços de Atendimento e Acolhimento à Família, e o NIAG (Núcleo da Infância e da Adolescência da Gávea).


É pensando sempre em oferecer o melhor para pacientes, seus familiares e nossos funcionários, que a Clínica da Gávea permanece em contínua atualização.