O importante olhar do trabalho de enfermagem na Clínica da Gávea


A enfermagem sempre foi uma das profissões mais importantes para qualquer sociedade.




O enfermeiro não é apenas aquele que oferece uma resposta imediata em casos de urgência, mas também aquele que acompanha e cuida diariamente dos pacientes. Essa profissão tão nobre e fundamental ganhou ainda mais relevância e a devida reverência durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19.


Arriscando suas vidas na linha de frente e devotando seus esforços no cuidado ao próximo, por todo o Brasil enfermeiros tiveram seu trabalho devidamente reconhecido como um ato de heroísmo.


Na Clínica da Gávea, a equipe de enfermagem cumpre um papel primordial. Ela atua não apenas no cuidado e acolhimento dos pacientes, como também é o elo de ligação para com as outras equipes multidisciplinares da instituição.

O trabalho do enfermeiro vai muito além de simplesmente assegurar a correta medicação ou acompanhar dados vitais. É também um trabalho de escuta atenciosa das demandas de pacientes e seus familiares, fornecendo bem-estar e conforto, e identificando as necessidades de todos.


A equipe de enfermagem permanece com os pacientes e seus familiares por todo o período de internação. É um trabalho dedicado, que necessita empatia e atenção ao sofrimento do outro, fornecendo ao paciente toda segurança possível. É através desse trabalho atencioso que uma relação de confiança pode surgir, proporcionando assim um tratamento ainda mais eficaz.


Ter uma equipe de enfermagem altamente capacitada como a da Clínica da Gávea permite que o paciente receba o devido atendimento integralizado, isto é, voltado para questões de saúde mental, física, e dando amparo e suporte à família. Essa abordagem é fundamental para que o paciente receba um atendimento de qualidade e um tratamento completo.