top of page

O retrato da saúde mental no Brasil de hoje

Nos últimos anos, o tema da saúde mental tem sido recorrente no noticiário e até mesmo na conversa entre as pessoas. Preocupação de pais, parentes e amigos, a recorrência e recente importância dada ao tema se justificam nos números.



De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito entre 2020 e 2021. Segundo a mesma pesquisa, os números brasileiros só não eram piores que os da Itália, Hungria, Chile e Turquia, mas seguiam superiores ao restante dos mais de 30 países e territórios estudados.


Esses números são apenas a ponta do iceberg de um país que vive uma verdadeira epidemia de problemas relacionados à saúde mental, panorama que foi ainda mais acentuado após a pandemia de Covid-19.


Uma pesquisa realizada pela Fiocruz apontou que sentimentos frequentes de tristeza e depressão estão afetando ao menos 40% da população adulta brasileira, e que a sensação frequente de ansiedade e nervosismo havia sido relatada em mais de 50% das pessoas entrevistadas.


Um levantamento realizado pela USP em 2021 mostrou que o Brasil liderava em casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), sendo seguido, respectivamente, pela Irlanda e pelos Estados Unidos, mostrando que os dois transtornos mentais prejudicam a vida da maioria dos brasileiros.


Outro levantamento alarmante foi apresentado pela Organização Mundial da Saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde, revelando que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população tendo ansiedade, o que significaria aproximadamente 19, 4 milhões de pessoas.


Essas pesquisas alarmantes nos revelam o quanto a saúde mental dos brasileiros anda debilitada, nos mostrando que é urgente que as medidas devidas sejam tomadas. Para isso, são necessárias campanhas de conscientização e promoção da saúde mental, como também incentivo para que as pessoas procurem a orientação médica necessária.


Saúde mental é coisa séria, e obter melhores números e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas é uma responsabilidade coletiva de nossa sociedade.


Komentáře


bottom of page