Mirante da Gávea 5: Um setor para atendimento exclusivo a pacientes com risco de suicídio

De todas as emergências psiquiátricas, as tentativas e o risco de suicídio talvez sejam as que mais desgaste e estresse trazem para a família, para o próprio paciente e, sem dúvida, para toda a equipe de atendimento.

Um setor exclusivo na melhor estrutura do Rio de Janeiro.

A manutenção da vida e a proteção física e mental dos indivíduos que tentam ou pensam em terminar com a sua própria vida merecem que se construa um ambiente seguro, com equipe capacitada e com um planejamento terapêutico ao mesmo tempo sólido e sensível à individualização dos casos.

A Clínica da Gávea inaugurou um setor exclusivo para receber esses pacientes, com todos os cuidados já descritos acima. Com oito leitos, cada um deles com total vista desde o posto de enfermagem para que haja maior vigilância, o Mirante da Gávea 5 conta também com um pequeno pátio fechado, porém descoberto, além de sala de TV e um pequeno refeitório. Tem ainda um consultório para que médicos, psicólogos e assistentes sociais possam examinar e conversar com os pacientes. No posto de enfermagem, dois técnicos de enfermagem com comunicação direta com o supervisor, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

À medida que o risco de suicídio diminui ou se resolve, avaliado todos os dias mediante o uso de escalas, o paciente é então transferido para um dos demais setores da clínica, não sendo mais necessária a vigilância que motivou a entrada dele(a) no Mirante da Gávea 5.

Dr. Jerson Laks

Diretor Médico da Clínica da Gávea