top of page

Quais são os dois tipos de internações que podem ocorrer no NIAG?

Existem dois tipos de internação na Clínica da Gávea: a internação voluntária e a internação involuntária.




Como o nome sugere, a internação voluntária é aquela que ocorre com o consentimento do paciente: entendendo que precisa de ajuda naquele momento, o paciente procura a Clínica para receber o tratamento adequado.


Seguindo a mesma lógica, a internação involuntária é aquela em que o paciente não se percebe doente, e por isso não entende a necessidade de sua internação. Nesses casos, a internação é feita a partir de familiares e responsáveis.


Como o NIAG trabalha exclusivamente com menores de idade (crianças e adolescentes), e os mesmos não podem se internar por conta própria, esse núcleo só trabalha com internações involuntárias.


Por mais desafiadoras que possam ser as internações involuntárias, tanto para adultos quanto para menores de idade, a conduta da Clínica da Gávea é sempre zelar pela segurança e integridade do paciente, de modo a não tornar o processo de internação algo traumático para os envolvidos.


Para isso, a Clínica conta com uma equipe especializada e preparada para agir e acolher os pacientes desde o primeiro momento.


bottom of page