Natal saudável? Confira as dicas da equipe de Nutrição da Clínica da Gávea para esse fim de ano

As festas de fim de ano estão chegando e a equipe de Nutrição da Clínica da Gávea está empenhada em fornecer um delicioso menu Natalino, preparado de forma nutritiva e com um rigoroso padrão dietético para nossos hóspedes.





Além da preocupação habitual com a manipulação correta dos alimentos, estamos focados nas melhores escolhas de preparo, para que cada ingrediente proporcione pratos com valores nutricionais controlados, sem perder o sabor e o requinte das clássicas receitas Natalinas.



Seguem algumas sugestões saudáveis e saborosas elaboradas por nossa equipe:



1) Entrada: Salpicão de abacaxi com castanhas de caju.





Esta salada refrescante composta por castanhas de caju, chester, aipo e abacaxi em cubinhos misturados a finas tiras de cenoura, alcança todo seu potencial de sabor quando temperado com um leve molho de iogurte natural.




Dica da Nutri:

Nesse preparo, a combinação de fruta, legumes e temperos naturais servidos crus, além da substituição da maionese e do creme de leite, pelo iogurte natural, é uma forma saudável de agregar nutrientes e aumentar o valor nutricional do prato.



2) Peito de peru recheado ao molho de laranja



Este clássico peito de peru Natalino foi recheado com uma deliciosa farofa de frutas secas, reidratadas com suco de laranja, permitindo assim, que todos os temperos naturais liberem seus sabores na parte interna da carne, durante o processo de cozimento, sem perigo de ressecar.



Dica da Nutri:


O peru é uma fonte proteica de alto valor biológico com baixo teor de gordura. O suco da laranja, as frutas e os temperos naturais dão sabor e são excelentes fontes de vitaminas, fibras e minerais.



3) Tournedos de Filet mignon ao vinho do porto com castanhas portuguesas aceboladas



Esta visão totalmente francesa do Natal nos leva a um clássico corte de filé mignon alto, com refogado de castanhas portuguesas e cebolas roxas, que vão proporcionar ao final do cozimento um leve e saborosíssimo molho, naturalmente cremoso - principalmente se for regado durante o preparo com vinho de porto.



Dica da Nutri:

Temos aqui um prato com fonte de proteína, proveniente da carne, além de aminoácidos essenciais, vindos das castanhas. É ainda rico em fibras, ferro e vitaminas B12. A redução do vinho para formação do molho escuro concentra os flavonoides, tão necessários ao combate de radicais livres.




4) Rabanadas de forno - saudáveis e gostosas



Esta receita saudável é preparada com pouquíssima gordura, já que as fatias de pão de rabanada são embebidas numa mistura de leite, ovo, essência de baunilha e canela em pó e assados ao forno até o ponto perfeito de coloração.

O preparo com adoçante em pó de forno e fogão, não deixa nada a desejar, se for incorporada à mistura de hidratação.



Dica da Nutri:


Estas rabanadas, por serem feitas no forno, sem adição de óleo são uma ótima opção para reduzir as calorias e deixar o prato mais saudável, porém, vamos reconhecer que elas são muuiito maiiss gostosas com leite condensado.


PS: Para aqueles que não resistem ao leite condensado, já que é Natal, será que um pequeno deslize poderá ser perdoado?


Então aproveite as dicas e desejamos um Feliz NATAL!


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