top of page

Dependência química: é possível vencer essa luta

Hoje, 20 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. Essa data comemorativa tem como objetivo promover a conscientização da população acerca dos impactos que o uso de substâncias lícitas e ilícitas produzem em nosso organismo, destacando a importância da prevenção e do tratamento.



A Organização Mundial da Saúde caracteriza a dependência química (seja de drogas lícitas ou ilícitas) como uma doença. Com múltiplas causas, as consequências da dependência química afetam a saúde biopsicossocial do indivíduo e causam impactos na família e na sociedade.

Encarado como um problema de saúde pública internacional, o abuso de substâncias perpassa as mais diferentes classes sociais, faixas etárias e gêneros, e estudos apontam que o consumo de drogas vem aumentando no Brasil e no mundo. De acordo com relatório publicado pela ONU em 2020, cerca de 269 milhões de pessoas no mundo usaram drogas só no ano de 2018, o que correspondeu a um aumento de 30% em comparação ao ano de 2009. O número de óbitos vinculados ao consumo de drogas também cresceu, passando de 450 mil, em 2015, para 585 mil em 2017.

No Brasil, estudos apontam que durante a pandemia de COVID-19 teria ocorrido um aumento de 30% no consumo de álcool e outras drogas, mostrando o quão alarmante é esse problema em nossa sociedade.

O dia de hoje, portanto, é voltado para potencializar a conscientização acerca dos prejuízos causados pela dependência química, focando e disseminando a importância da prevenção, assim como ressaltar que o adequado tratamento, feito de forma humanizada e cuidadosa, é um eficaz enfrentamento ao problema.

É possível vencer essa luta.


bottom of page