Mirante da Gávea 5: setor para atendimento exclusivo a pacientes com riscos de suicídio

Nos últimos anos temos visto um aumento alarmante nos casos de suicídio no Brasil e no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 800.000 pessoas tirando suas próprias vidas a cada ano. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados 12.939 casos de suicídio no país, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior.

A prevenção ao suicídio é um tema importante e complexo, que envolve uma série de medidas e ações para garantir a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Promover a conscientização e educação sobre os sinais de alerta de suicídio é algo imprescindível, e a detecção precoce de transtornos mentais como depressão e ansiedade, além da disponibilidade de tratamento e apoio para aqueles que estão em risco é fundamental.

Com o intuito de priorizar a manutenção da vida e a proteção física e mental de seus pacientes, a Clínica da Gávea reformulou e expandiu o seu setor exclusivo para prevenir e tratar tentativas de suicídio. Remodelado, o agora Mirante da Gávea 5 possui um ambiente adequado e acolhedor. Com dezessete leitos, o setor é especialmente planejado para garantir a segurança e o bem-estar de nossos pacientes, com uma equipe capacitada e um planejamento terapêutico sensível à individualização dos casos.

Com dois técnicos de enfermagem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantimos monitoramento e vigilância constantes. Além disso, a unidade conta com um pequeno pátio, sala de TV e um refeitório, proporcionando conforto aos pacientes durante o tratamento.

Os pacientes são avaliados diariamente por meio de escalas, e à medida que o risco de suicídio diminui ou é resolvido, são transferidos para outros setores da clínica.

O Mirante da Gávea 5 é mais um exemplo do compromisso da Clínica da Gávea em oferecer um tratamento personalizado e de excelência para aqueles que estão lutando contra pensamentos suicidas.

A Clínica da Gávea acredita que a conscientização sobre o tema e a prevenção aos riscos de suicídio é fundamental para garantir a manutenção da vida e a proteção física e mental de nossos pacientes, e está disponível para ajudá-los a superar esse momento difícil. Para mais informações e suporte, entre em contato conosco.

Clínica da Gávea – Priorizar a saúde mental é celebrar a vida.