top of page

Saúde mental: o que é e por que precisamos priorizá-la

Em geral, nossa sociedade não dá tanta atenção para a saúde mental como dá para a saúde física. No entanto, é imprescindível que o cuidado com a saúde mental seja tão presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo. Estar bem fisicamente é tão importante quanto estar bem emocionalmente, e um aspecto acaba influenciando no outro.

Quando tratamos a saúde mental como um tema tabu, não endereçamos corretamente os problemas decorrentes de uma saúde mental abalada, agravando o problema e contribuindo para estigmas sociais.

É preciso falar sobre o tema sem medo nem pudor. Mas afinal, o que entendemos por saúde mental?

A saúde mental pode ser definida como uma condição que permite que um indivíduo reaja e supere tensões, mudanças e desafios em sua vida. Uma pessoa que está com a saúde mental em dia não deixa de sentir e ser afetada pelos problemas da vida, mas possui melhores ferramentas para lidar com tristezas, frustrações e desentendimentos, reagindo de uma forma saudável. Isso traz impactos para a vida afetiva, social e profissional, uma vez que é preciso equilibrar todas as obrigações que temos com as frustrações e aborrecimentos inerentes à vida.

Ter um olhar atento à saúde mental é uma atitude fundamental, uma vez que ela tem impacto direto na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, afetando desde a capacidade de raciocínio, as emoções, até o comportamento de maneira geral.

Priorizar a saúde mental é celebrar a vida.


Comments


bottom of page