top of page

3 ações realizadas pela equipe de enfermagem da Clínica da Gávea

A enfermagem é responsável por administrar os medicamentos prescritos pelos médicos e prestar cuidados gerais para os pacientes com problemas mentais, certo? Errado! A enfermagem faz muito mais que isso, embora estes sejam preceitos também básicos nos cuidados aos pacientes internados.





Dentre as várias ações que são feitas pela enfermagem na Clínica da Gávea, vamos hoje citar e discutir brevemente três delas: A escuta ativa, o controle de quedas e a prevenção de úlceras de pele em pacientes acamados. Conheça todas elas abaixo:



1- Escuta ativa


A construção do vinculo de confiança do usuário paciente e de sua família com a Clínica começa no relacionamento com a equipe de saúde. Neste item, o contato com a enfermagem tem importância capital para o bem estar e colaboração entre os pacientes e a equipe em prol da recuperação e melhora dos pacientes, por ser muito constante e íntimo no dia a dia.


Ouvir atentamente os pacientes e aplicar a escuta ativa, vale dizer, identificar no discurso dos pacientes as suas demandas concretas e emocionais, fortalece o relacionamento entre o paciente e o enfermeiro. A capacidade de ouvir e ter empatia pode ter efeitos profundos nos resultados, bem como na satisfação do paciente, ao mesmo tempo que evitam mal-entendidos.


A confirmação do que realmente é entendido na comunicação gera sempre confiança mútua, até mesmo camaradagem, no melhor sentido da palavra. Isso tende a abrir o coração e a mente das pessoas, faz com que falem mais e mais abertamente. Também ajuda a evitar conflitos, porque ficam mais atentos ao tratamento, tendo mais consciência da sua doença.


2- Controle de quedas


É uma das áreas nas quais a Clinica da Gávea desenvolveu protocolos de avaliação e condutas de modo a diminuir sua incidência e danos. A primeira providência da equipe médica e de enfermagem foi medir as adesões dos setores. Através de capacitação constante, conseguimos atingir uma redução significativa das quedas anuais, nos últimos 4 anos, em torno de 95%.


3- Prevenção de úlceras de pressão em pacientes acamados


As escaras em pessoas acamadas são um problema grave, porém evitável. As escaras, também conhecidas com úlceras de pressão de decúbito, são um tipo de lesão provocada na pele através de uma pressão externa , impedindo uma irrigação adequada de sangue e oferta de nutrientes.


A equipe da saúde da Clinica da Gávea é formada por profissionais (médicos, enfermeiros e nutricionistas) capacitados para proporcionar ao paciente acamado uma pele integra e rígida, com mobilização constante no leito, higienização e inspeção de pontos de possível lesão para prevenção de problemas.


Em outras palavras, a enfermagem não se resume a fazer os serviços cotidianos, ela está sempre ativa em busca de prevenção de eventuais problemas, mitigando-os ou evitando seu aparecimento.



Carlos Eduardo, Chefe de Enfermagem da Clínica da Gávea.

bottom of page