top of page

Atenção à saúde mental de jovens pode prevenir doenças e salvar vidas

Saúde mental é um tema que vem ganhando cada vez mais importância e relevância no Brasil, e os dados sobre a saúde mental entre os jovens são alarmantes. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha em 2022, 8 em cada 10 jovens entre 15 e 29 anos afirmaram ter tido problemas de saúde mental recentemente.



Uma grande contribuição para a piora nos índices de saúde mental entre os jovens foi a pandemia de Covid-19, com o isolamento forçado, a ansiedade com o futuro e o medo da doença. Quando falamos de pessoas jovens, todos esses fatores causam um prejuízo ainda maior, já que podem atrapalhar um importante período de desenvolvimento psicológico e cognitivo.

Segundo a pesquisa, 66% dos jovens afirmaram sofrer com pensamentos negativos, enquanto 58% sentem dificuldades de concentração, 53% sofrem com crises de ansiedade e 20% têm transtornos alimentares.

De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, é perto dos 14 anos de idade que 50% de todas as condições de saúde mental começam a surgir. A mesma organização aponta também que o suicídio é a terceira maior causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Todos esses dados mostram que estar atento à saúde mental de nossos jovens é uma tarefa imprescindível e incansável, e é necessário contribuir com a conscientização sobre o tema e oferecer os tratamentos necessários para que condições mais graves, e até mesmo situações de óbito, possam ser evitadas.

Atenta às demandas da atualidade, a Clínica da Gávea desenvolveu e implementou o Núcleo da Infância e da Adolescência da Gávea (NIAG), que é um setor exclusivo para o tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes que sofrem com transtornos psiquiátricos, e conta com equipe multidisciplinar de excelência e médicos especializados em infância e juventude.

Para saber mais sobre o NIAG, acesse nosso site ou entre em contato conosco.


Clínica da Gávea – Priorizar a saúde mental é celebrar a vida.


Opmerkingen


bottom of page