top of page

Horta como uma das ferramentas no tratamento terapêutico

Assim como a natureza, nós temos nossos ciclos. Estudos apontam os benefícios da hortaterapia no dia a dia físico, emocional e biológico.



O contato com a terra e as interações com o meio ambiente como ferramenta em processos terapêuticos e de bem estar são largamente comprováveis.


Ao realizar atividades de preparação de solo, plantio, cultivo, manejo e colheita, os pacientes trabalham desenvolvimento intelectual, emocional e autonomia, resgate da memória afetiva, redução do estresse, aumento da imunidade. Atuando também na conscientização dos benefícios ambientais ao planeta e a si mesmo.

As hortas trazem diversos benefícios. Além de ser uma atividade ao ar livre, o contato com a terra, a água e o ar puro e o sol aumentam estímulos positivos, trabalham diretamente com a socialização, interação e aumento da criatividade.

Aqui na Clínica da Gávea, nós da Kombotânica fazemos um trabalho de integração entre pessoas e natureza, usando práticas de permacultura. Trabalhamos o tato, o olfato, o paladar e a cognição. A horta como terapia segue totalmente atrelada às definições de cuidado.



Patrícia de Souza

Bióloga da Kombotânica

bottom of page