Os prejuízos causados pelos estigmas associados às doenças mentais

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, há mais de 1 bilhão de pessoas afetadas por transtornos psicológicos em todo o mundo. Dentre as principais doenças listadas estão a depressão, com aproximadamente 300 milhões de casos; transtorno afetivo bipolar, com 60 milhões de casos; demência, que acomete cerca de 50 milhões de pessoas, e esquizofrenia, que afeta mais de 20 milhões. Ainda de acordo com a organização, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano.

Os transtornos psicológicos podem acometer qualquer pessoa em algum momento da vida, e não possuem causas completamente conhecidas.

Fatores como predisposições genéticas, estilo de vida, consumo de substâncias químicas, exposições a diversas violências e traumas, assim como estresse contínuo podem impulsionar quadros de distúrbios mentais.

Mesmo afetando as mais diversas pessoas de diferentes gêneros, etnias e estratos sociais, em nossa sociedade ainda há muito preconceito com pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Fruto de falta de conhecimento sobre o tema, os estigmas sociais prejudicam não apenas a vida dos pacientes, mas contribuem também para que muitas pessoas não procurem a ajuda adequada, e são dirigidos também aos tratamentos e medicamentos psiquiátricos, causando enormes prejuízos às pessoas afetadas pelas doenças mentais.

Amedrontados pelo estigma e pela desinformação, pessoas com transtornos mentais, ou mesmo os seus familiares, deixam de procurar a ajuda adequada, caindo em um sofrimento mental terrível e correndo o risco de terem todo o funcionamento de suas vidas atingido.

Com os sintomas interferindo na carreira, casamento, saúde física e emocional, dentre outros aspectos pessoais, casos que poderiam ser controlados com o tratamento e medicamentos adequados, garantindo maior bem-estar e qualidade de vida, podem se deteriorar rapidamente, podendo chegar a desfechos trágicos.

Com números tão alarmantes no que se refere às doenças mentais em todo mundo, combater a desinformação e contribuir com a conscientização sobre o tema é uma tarefa coletiva imprescindível, e que pode salvar muitas vidas.